Descansar para produzir mais e melhor

 

Todo mundo sabe que descanso é fundamental para que a mente continue funcionando direitinho, principalmente quando trabalhamos com produção de conteúdo, criatividade e afins. Mas, então por que não conseguimos aceitar tranquilamente esse período de ócio?

Eis um exemplo. Semana passada, eu tive um dia de baixíssima produtividade. Fui para o meu trabalho fixo, executei as funções no modo automático, mas com zero interesse de escrever. Até abri meu dashboard, com artigos para escrever, fiz uma pesquisa rápida, mas não rolou.

Aí pensei: tudo bem, só por hoje eu vou me permitir ficar “sem fazer nada” e amanhã tudo volta ao normal. Até aí tudo bem. O problema é que a culpa não me largava. Meus pensamentos eram:

  1. Que preguiçosa você é.

  2. Um tempo atrás tudo que você queria era esse monte de artigo para produzir. Agora não está valorizando.

  3. Perdendo um tempão enquanto poderia adiantar suas tarefas.

  4. E se amanhã acontecer alguma coisa e você não produzir nada. Vai atrasar tudo.

  5. Tem que escrever mesmo sem inspiração. Vai lá e faz.

Esses foram alguns dos muitos pensamentos. Tentei várias vezes e não fluía. O que eu fiz? Não fiz nada. Fechei completamente as abas relacionadas àquele assunto e segui a vida.

Abri meu e-mail, vi redes sociais, adiantei umas tarefas do outro emprego e me permiti relaxar um pouco vendo bobagens aleatórias na internet.

Quando cheguei em casa, à noite, os pensamentos negativos continuavam. Resolvi reorganizar a minha planilha de estudos, montar minha rotina e adiantei umas aulas de um curso que tá atrasado faz tempo. Sobrou um tempinho e eu ainda pensei: será que seu eu forçar, sai ao menos um pouquinho de texto? Tentei mais uma vez e nada. Resolvi dormir depois de mexer um pouco no celular.


Enfim, a produtividade

No outro dia, acordei me sentindo uma grande impostora (palavra da moda), sabotadora de mim mesma, mas tentei ser otimista. Fui para o trabalho e, por incrível que pareça, tive um ataque de produtividade furioso hahaha.

Escrevi muito, escrevi rápido, influenciada também pela pressão devido a uns problemas de saúde na família. No final do dia, me senti extremamente cansada, mas contente comigo mesma.

E aí, veio a lição, que eu já sabia: é preciso descansar a mente para que ela volte a funcionar como antes, do jeito certo. Recarregar energias, pensar em outra coisa para dar o gás de novo lá na frente.

Foi por isso, aliás, que eu resolvi descansar aos finais de semana. Depois de conseguir bastante trabalho para a semana, me permiti usar o final de semana para fazer outras coisas: estudar, ter momentos de lazer, cuidar de mim, fazer nada, ficar perto de quem gosto etc.

É claro que é preciso ter muito cuidado para que esse período de descanso não seja motivo para a boa e velha procrastinação, o que aliás, eu sei fazer muito bem. Por isso, não deixo esse time durar tanto. Um dia é o suficiente. Contudo, já fiquei uns dois dias úteis sem produzir nada, aproveitando para emendar com o fds, numa tentativa de desconectar geral. E é sempre muito valioso.

Então, gente, o recadinho é: permitam-se descansar. Não tem nada de errado em aproveitar um dia da semana para não fazer nada relacionado a trabalho, se for possível, claro. Adiantou algumas tarefas e pode relaxar em um dia qualquer? Faça isso. Depois você volta com mais fôlego, criatividade, emoção e rapidez. Confia em mim.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem muito ajuda, atrapalha

Blog: o começo de tudo